Quem sou eu

Minha foto
Serrinha, Bahia, Brazil
Como é BOM receber sua visita em nosso cantinho virtual! Emerson Nogueira Vila Nova, fundador do Centro de Terapias Complementares - HARMONIZE, é Fisioterapeuta (Ucsal), Hipnoterapeuta, Pós Graduado em Terapia Regressiva, Pos Graduado em Acupuntura, Reikiano, Terapeuta Floral, Palestrante e acima de tudo, um grande admirador das potencialidades ineretes ao ser humano. Talvez seja por isso que aqui no HARMONIZE nosso maior tesouro é te ver sorrir, sentir-se bem, em busca de conquistas cada vez mais especiais, e dividir contigo todo o nosso carinho, respeito e motivação para seguir sempre adiante. Será uma IMENSA alegria para nós estarmos sempre ao teu lado compartilhando de cada uma dessas emoções especiais, pois esse é o verdadeiro sentido de nossa existência...aproveite cada momento e HARMONIZE SUA VIDA.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Curiosidade - Incensos

 
O que é o Incenso?
 
   A palavra "perfume" deriva do latim "per fumum", que significa "pela fumaça"; e a palavra "incenso" vem do latim "incensum", que significa "incendiar" ou "atear fogo". Apenas pela etmologia dessas duas palavras podemos deduzir sua origem.
    O homem, antes mesmo de dominar o fogo, travou conhecimento com os "perfumes" e "incensos" através de incêndios espontâneos que ocorreram em grandes florestas onde havia árvores cujos troncos eram constituídos de madeira odorífica, como pinheiros, por exemplo.Daí vem o incenso é feito de resinas ou gomas aromáticas, tais como olíbano e bálsamo, que ao serem acendidos exalam o aroma da essência escolhida. Um dos tipos de incensos que temos é o de massala que são confeccionados por homens santos que se dedicam a este ofício enrolando cada vareta com meditações, visualizações e mantras que têm por objetivo "otimizar" a relação do devoto com as divindades do panteão hindu.
     Contudo o exemplo do incenso massala é mais fácil de ser identificado na embalagem (observe o título ou informações do rótulo) ou na aparência (a massa do incenso é mais grossa e irregular, a embalagem tem como referência o peso e não o número de varetas, o aroma é mais forte, etc.). 

Para que serve?
    São usados por diversas classes sociais e culturais, independente de quaiquer religão etc. Pois os incensos são exclusivo para aromatização de ambiente sem restrição de usos,além do que devem ser acesos para energizar e transmutar as energias aonde se encontram, funcionam como purificadores e condutores de vibrações, sejam das pessoas ou dos locais.
    Ao acender um incenso, uma coluna de fumaça estabelece uma ligação entre os mundos físico e espiritual, por isso, mesmo que o objetivo seja apenas perfumar o ambiente, devemos, através da bênção, neutralizar a ação nociva de qualquer inteligência que tenha a intenção de "pegar uma carona" nesta conexão. 
Fonte:www.terra.com.br


Tipos e Objetivos:

  Veja, abaixo, sete situações ou momentos que desejamos ter em nossas vidas e quais incensos que podemos usar. Conheça-os:
Alegria - felicidade: pitanga, limão, maçã, mirra
Prosperidade - sucesso: canela, benjoim, mirra, noz moscada, verbera
Meditação - oração - espiritualidade: lírio, mirra, sândalo, acácia, flor de lótus
Limpeza e proteção energética: alecrim, arruda, beijoim, cânfora, citronela, eucalipto, mirra, verbera
Paz, calma, equilíbrio: alecrim, alfazema, arruda, citronela, eucalipto, flor de laranjeira, flor de lótus, lírio, maçã, rosas, sândalo, violeta
Amor e romance: alfazema, almíscar, camomila, erva doce, dama da noite, jasmim, noz moscada, patchouly, rosas, verbera
Afrodisíaco, sexualidade, sensualidade: almíscar, dama da noite, jasmim, rosa, patchouly

Nenhum comentário:

Postar um comentário