Quem sou eu

Minha foto
Serrinha, Bahia, Brazil
Como é BOM receber sua visita em nosso cantinho virtual! Emerson Nogueira Vila Nova, fundador do Centro de Terapias Complementares - HARMONIZE, é Fisioterapeuta (Ucsal), Hipnoterapeuta, Pós Graduado em Terapia Regressiva, Pos Graduado em Acupuntura, Reikiano, Terapeuta Floral, Palestrante e acima de tudo, um grande admirador das potencialidades ineretes ao ser humano. Talvez seja por isso que aqui no HARMONIZE nosso maior tesouro é te ver sorrir, sentir-se bem, em busca de conquistas cada vez mais especiais, e dividir contigo todo o nosso carinho, respeito e motivação para seguir sempre adiante. Será uma IMENSA alegria para nós estarmos sempre ao teu lado compartilhando de cada uma dessas emoções especiais, pois esse é o verdadeiro sentido de nossa existência...aproveite cada momento e HARMONIZE SUA VIDA.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Os 4 Elementos - Medicina Chinesa

    Aqui apresentamos quatro dicas simples que podem ajudá-los a melhorar ou aprimorar o físico, mental e emocional, e, portanto, a saúde, para melhorar sua qualidade de vida. Eles estão diretamente relacionados aos quatro elementos da natureza.

AR

   Respire corretamente. Respiração é extremamente importante para a vida, na verdade, poderiamos viver sem comer muitos dias, sem beber, alguns, mas, sem respirar, apenas alguns minutos. Normalmente, nós tendemos a respirar incorretamente, para 'pulmão médio', nós poderíamos dizer e se você ver-nos, apenas levantar o peito. Alguns, de nós fazemos respiração curta, rápida, outros sofrem de apnéia, que é a falta de oxigenação do sangue, geralmente produzido por uma pausa de respiração longa (isso é muito freqüente ocorrer durante o sono).

    A maneira certa de respirar é fazê-lo através do nariz, mantendo sua boca fechada, fazendo uma inalação e uma expiração completa, que fazem com que os pulmões funcionem em plena capacidade. Ao expandir e contrair o abdômen pelo movimento diafragmático, você está massageando os órgãos internos.

    A chave de respiração não está na inalação, como ele acreditava que a maioria das pessoas, mas sobre a exalação, porque quanto mais ar velho expulsar, mais a quantidade de ar fresco poderá inalar.

   Uma respiração correta acaba oxigenando melhor nosso cérebro e todas as células do nosso corpo. Isso revitaliza os tecidos, estimula os órgãos abdominais, melhora a digestão, promove o relaxamento mente, diminui as ansiedades e medos. Todos estes benefícios podemos obter, com o simples gesto de atenção à nossa maneira de respirar e tentar melhorá-lo.

ÁGUA

   
Beba dois litros de água por dia. Nosso corpo é composto de uma elevada percentagem de água. Sem água, nosso corpo deteriora rapidamente, dentro e fora. Hidratação adequada proporciona saúde e beleza de nossa pele, unhas, cabelo e até mesmo nossos olhos. Retarda envelhecimento e o aparecimento de rugas, ajuda que a pele e o tecido muscular a ficar mais firme e elástico por mais tempo.

    Mas os benefícios da água não são reduzidos apenas à parte estética. Uma boa hidratação ajuda a prevenir muitas doenças como hipertensão, retenção de líquidos ou a formação de pedras nos rins. Melhora a digestão e a eliminação segura de toxinas do corpo. Ajuda a otimizar a dieta, reduz o apetite e ajuda a queimar gorduras acumuladas no corpo mais facilmente. Também estimula o funcionamento do nosso sistema imunológico.

   Além disso, água é benéfica para o nosso sistema esquelético, lubrifica as articulações e melhora a resistência dos ligamentos. Fornece minerais e oxigênio para o corpo.

   Reduz as chances de desenvolvimento de cólon, bexiga e até mesmo o câncer de mama. Também as chances de doença cardiovascular.

   Hidrata as mucosas que revestem o nariz, garganta, brônquios e pulmões, impedindo processos gripais, infecções das vias respiratórias e mesmo reduzindo problemas asmáticos ou alérgicos.

Impede a ocorrência de outras doenças da boca, cárie e gengivite (inflamação da gengiva).

   Tomar água na parte da manhã, durante o curso do dia e cada vez que você está sedento, permitirá que seu corpo a funcionar harmoniosamente e ter uma aparência saudável e brilhante.

FOGO

  
    Aproveite o sol com moderação. O sol é luz, calor e energia. Aproveite o sol, sempre é moderado tomar medidas de proteção para a nossa pele. Nós faz "recarregar baterias" como dizem popularmente.

   Mas também tem muitos outros benefícios para nossa saúde: fortalece ossos e dentes, uma vez que ajuda o nosso corpo a produzir vitamina d.

Melhora a aparência da pele, combate à acne e psoríase, exercer um efeito de limpeza em nossas células.

Estimula o sistema imunológico, porque tem a virtude de favorecer a absorção de vitamina c.

Diminui a pressão arterial, colaborando no controle da hipertensão.

   O sol também aumenta nossa proteção contra alguns tipos de câncer: cólon, mama, útero, ovário, próstata, bexiga, estômago ou linfomas. A explicação novamente no efeito protetor das vitaminas D e C.

   E como se tudo isso não bastasse, podemos dizer que embebe o sol, sempre com moderação:  reduz os índices de depressão, devido à produção de "serotonina", um neurotransmissor que também está envolvido na regulação do sono, a temperatura do corpo e do comportamento sexual;

   Melhora a qualidade do sono, devido ao efeito da luz solar sobre a serotonina e melatonina que é responsável, entre muitas outras funções, regula os ciclos de sono;

   Promove a vida sexual, desde a luz solar aumenta os níveis de testosterona, um dos hormônios responsáveis para o apetite sexual, por outro lado, estudos científicos demonstraram que o esperma masculino, é mais rico em esperma na temporada de Verão.

   Com todos estes benefícios e, provavelmente, alguns que estão ainda por descobrir podemos dizer sem dúvida que banhos de sol com regularidade e moderação pode significar uma grande mudança na nossa saúde e, portanto, em nossa vida cotidiana.

TERRA

   Regularmente tome contacto com o solo. As solas dos pés é uma das partes do corpo que tem mais terminações nervosas. Por que andar descalço podemos estimular o funcionamento de vários órgãos e tonificamos, nosso sistema nervoso.

  Uma atividade tão simples como caminhar sem sapatos funciona como terapia de relaxamento, mais de 270 metros de terminações nervosas contribuam para eliminar a tensão do pescoço e melhorar os cinco sentidos; Além disso, andar descalço exercita todo o corpo, uma vez que tem que fazer um esforço maior do que andar de sapatos.

   Por outro lado, devemos ter em mente, que somos seres biológicos "circuito elétrico", e como tal podemos sobrecarregar-nos em determinadas circunstâncias. Energia estática produzida pelo estresse, sentimento de ansiedade, problemas de sono mesmo. Andar descalço promove "downloads" na energia estática, eliminando estes remanecentes de energia desestabilizadora a nossa saúde e ai nos sentiremos mais leves. Contato direto com a terra e muito melhor na grama molhada, leva a auto-regulação sistêmica.

    Os benefícios desta interação natural são especialmente visíveis em pessoas que sofrem de dores de cabeça, constipação, problemas renais, problemas respiratórios, má circulação, dores de origem nervosa e stress.
 
Aproveite o benefícios que a própria natureza tem a nós oferecer. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário