Quem sou eu

Minha foto
Serrinha, Bahia, Brazil
Como é BOM receber sua visita em nosso cantinho virtual! Emerson Nogueira Vila Nova, fundador do Centro de Terapias Complementares - HARMONIZE, é Fisioterapeuta (Ucsal), Hipnoterapeuta, Pós Graduado em Terapia Regressiva, Pos Graduado em Acupuntura, Reikiano, Terapeuta Floral, Palestrante e acima de tudo, um grande admirador das potencialidades ineretes ao ser humano. Talvez seja por isso que aqui no HARMONIZE nosso maior tesouro é te ver sorrir, sentir-se bem, em busca de conquistas cada vez mais especiais, e dividir contigo todo o nosso carinho, respeito e motivação para seguir sempre adiante. Será uma IMENSA alegria para nós estarmos sempre ao teu lado compartilhando de cada uma dessas emoções especiais, pois esse é o verdadeiro sentido de nossa existência...aproveite cada momento e HARMONIZE SUA VIDA.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Acerte seu Relógio Biológico

Relógio Biológico é o importante trabalho que o cérebro realiza – como grande empresa que, para funcionar bem, tem cronograma definido com horários e turnos a serem cumpridos.

 O cérebro determina a produção de hormônios essenciais para renovação celular, tecidual, óssea e glóbulos vermelhos. Além desses hormônios serem pilares da saúde, em sincronia com  o organismo eles produzem humor, atenção, apetite, sono e despertam a libido. A disfunção na produção desses hormônios causará desequilíbrio no sistema endócrino afetando diretamente sua produção, que poderá ser em excesso ou insuficiente, trazendo em decorrência patologias como hiper ou hipotireoidismo.
Fonte: vidaintegral.com.br
                       
Cortisol - Hormônio Despertador
    O despertar deverá ocorrer sempre entre 7 ou 8 horas, pois logo ao amanhecer, por volta de 6 horas, começa a produção desse hormônio que alcançará seu maior pico entre 7 e 8 horas. Acordar e voltar a dormir após esse horário fará com que o indivíduo tenha sono pesado e ao acordar novamente tenha má disposição física e mental, com possível cefaléia. O motivo desse mal-estar é que por volta das 9 horas começa a produção de endorfina.

Endorfina - Analgésico Natural
    Chamada de “hormônio analgésico natural”, a endorfina tem sua liberação a partir das 9 horas, sendo este excelente horário para ginástica ou exercícios físicos que o estimulam e consequentemente armazenam energia, força e bem-estar para o dia inteiro.

Serotonina- Hormônio do Prazer
    Hormônio neurotransmissor, produzido por volta das 10 horas. É chamado “hormônio do prazer” porque aumenta e libera a libido para o prazer e a disposição física e mental. Atuando em conjunto com a endorfina, ainda dentro do horário da mesma, potencializa-a – o que é vantagem para se fazer tratamentos médicos, dentários ou outros, pois ambos atuam como anestésicos.

Cérebro em Velocidade Máxima
    É entre 10 e 12 horas que o efeito da endorfina cessa. Mais ativo e rápido, o cérebro raciocina melhor, memoriza, reflete, cria e se inspira em velocidade máxima ficando mais atento a tudo – é ótimo horário para estudar, discutir e resolver assuntos ligados ao trabalho ou situações importantes, pois sua lucidez e calma estão em alta.

Adrenalina - “Queda de Voltagem”
    É entre 13 e 14 horas que há diminuição da liberação do hormônio da atenção – a adrenalina – e que acelera o batimento cardíaco. Após o almoço alguns indivíduos sentem essa queda hormonal e ficam predispostos à sonolência com quebra de energia. A sugestão nesse caso é pausa de 20 minutos, que fará retornar a boa disposição para a tarde que se aproxima.

Sem produção de hormônios específicos
    Ainda não se sabe porque no horário das 15 e 16 horas a forma física entra em total vigor, enquanto a capacidade intelectual diminui. É bom horário para compras ou, para quem preferir, exercícios físicos.
Estudiosos ainda não sabem o motivo da falta da produção de hormônios específicos. Talvez, devido a esse fato, das 18 às 19 horas ficamos muito vulneráveis à poluição. Embora o intelecto e a atenção alcancem novo pique, convém evitar cigarros e engarrafamentos, por causa do monóxido de carbono.

Cuidado com a Happy Hour!
    É entre 20 e 21 horas que as enzimas do fígado não estão atuando e portanto não poderão metabolizar o álcool.  É no chamado “happy hour” – hora do aperitivo, que se toma antes do jantar, que o indivíduo fica mais predisposto a se embriagar. Somente após as 22 horas até a 1 hora da madrugada que o fígado produzirá 60% dos hormônios.

Melatonina - Hormônio do Sono
    É às 20 horas que a melatonina, chamada “hormônio do sono”, vai sendo liberada gradativamente e a cada 2 horas sucedida por outros iguais. Pesquisas dizem que é excelente horário para o prazer amoroso, pois aciona a endorfina no cérebro, promovendo assim sono reparador.

DHEA- Hormônio do Crescimento
   Das 22 horas a 1 hora da madrugada o sono é muito importante, pois ele coincide com a produção de hormônios do fígado e do DHEA – hormônio do crescimento, que promovem recuperação física e mental. O DHEA também é o hormônio da memória.

Bem, agora você já sabe como funciona o seu Relógio Biológico, apenas acerte-o!

Nenhum comentário:

Postar um comentário