Quem sou eu

Minha foto
Serrinha, Bahia, Brazil
Como é BOM receber sua visita em nosso cantinho virtual! Emerson Nogueira Vila Nova, fundador do Centro de Terapias Complementares - HARMONIZE, é Fisioterapeuta (Ucsal), Hipnoterapeuta, Pós Graduado em Terapia Regressiva, Pos Graduado em Acupuntura, Reikiano, Terapeuta Floral, Palestrante e acima de tudo, um grande admirador das potencialidades ineretes ao ser humano. Talvez seja por isso que aqui no HARMONIZE nosso maior tesouro é te ver sorrir, sentir-se bem, em busca de conquistas cada vez mais especiais, e dividir contigo todo o nosso carinho, respeito e motivação para seguir sempre adiante. Será uma IMENSA alegria para nós estarmos sempre ao teu lado compartilhando de cada uma dessas emoções especiais, pois esse é o verdadeiro sentido de nossa existência...aproveite cada momento e HARMONIZE SUA VIDA.

sábado, 29 de dezembro de 2012

Cuide de seus Joelhos.




        Todos nós sabemos a grande importancia de cuidar do corpo. Acontece que algumas estruturas necessitam de uma certa atenção para garantir o bom funcionamento de todo o organismo. Uma dessas estruturas são os nossos joelhos.
       Por ser uma articulação de transição, principalmente de descarga, amortecimento e distribuição do peso corporal, se faz mais que necessário buscar sempre aliviar o excesso de sobrecarga direcionada a este local. Ao mesmo tempo, o joelho sofre e responde por qualquer alteração advinda de estruturas próximas a ele, como é o caso de alterações do complexo do pé-tornozelo e também quadril-coluna.
      Muitas são as maneiras exitentes para reduzir o grau de estresse nessa articulação, que vão desde a utilização de um calçado adequado, de alongamentos para toda a musculatura resposnsável pela manutenção da sua estabilidade articular, reducação da permanecer em pé sem movimentos por longos períodos, em evitar o cruzamento das pernas quando estiver sentado, redução do peso...e por ai vai.


      É sempre bom cuidar bem de quem está sempre pronto a nos servir no dia-a-dia.  E aqui seguem algumas dicas que lhe serão muito úteis neste cuidado com seus joelhos:

- Realize exercícios de fortalecimento muscular e não apenas a atividade aeróbica para estabilizar as articulações. O Pilates é uma ótima opção neste sentido.

- Pré aqueça o corpo preparando-o para atividade, alongue a musculatura pós-exercício aeróbico para diminuir o estress sobre o grupo muscular trabalhado.

- Pratique suas atividades em locais adequados, evitando os extremos de temperatura e umidade.

- Mantenha sempre a hidratação e boa alimentação, evitando desgaste desnecessário do corpo e consequente lesão.

- Respeite seu corpo, não realize atividades além de sua capacidade (over traning).

- Durma bem, uma boa noite de sono é fundamental para a recuperação do corpo.

- Escolha corretamente seu material esportivo, sempre leve em consideração o local, tipo de piso, condição climática, sua constituição corporal e formato do pé (para escolha do melhor calçado).


Um ótimo final de semana para todos.
Emerson Nogueira Vila Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário