Quem sou eu

Minha foto
Serrinha, Bahia, Brazil
Como é BOM receber sua visita em nosso cantinho virtual! Emerson Nogueira Vila Nova, fundador do Centro de Terapias Complementares - HARMONIZE, é Fisioterapeuta (Ucsal), Hipnoterapeuta, Pós Graduado em Terapia Regressiva, Pos Graduado em Acupuntura, Reikiano, Terapeuta Floral, Palestrante e acima de tudo, um grande admirador das potencialidades ineretes ao ser humano. Talvez seja por isso que aqui no HARMONIZE nosso maior tesouro é te ver sorrir, sentir-se bem, em busca de conquistas cada vez mais especiais, e dividir contigo todo o nosso carinho, respeito e motivação para seguir sempre adiante. Será uma IMENSA alegria para nós estarmos sempre ao teu lado compartilhando de cada uma dessas emoções especiais, pois esse é o verdadeiro sentido de nossa existência...aproveite cada momento e HARMONIZE SUA VIDA.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Melhore sua RESPIRAÇÃO



   Inspirar e expirar corretamente acalma, e é um antídoto contra o estresse e a ansiedade, além de aliviar os sintomas da depressão. Diariamente você pode usar a respiração como um forte aliado para controlar suas emoções e viver melhor. Feche os olhos e preste atenção no ar entrando e saindo do corpo. Isso é tudo que você precisa para transformar a ação automática e repetitiva do dia a dia.

   As pressões do trabalho, conflitos emcionais, decepções, congestionamentos, filas, contas para pagar…. vão fazer parte da sua vida! A maneira que você vai passar por tudo isso é que vai fazer diferença. Um arma poderosa, de fácil acesso em qualquer tempo e lugar, e mais do que isso, você pode fazer sozinha sem depender do auxilio de ninguém, é utilizar sua respiração à seu favor. No momento que você aprender a controlar sua respiração, você vai dominar sua mente e suas emoções.

   Mas não estamos falando da respiração automática e superficial, e sim da respiração profunda e consciente, com aumento de entrada de oxigênio no organismo, garantindo um corpo energizado e a cabeça mais relaxada. É a respiração que alimenta nossa energia, e se o cérebro não recebe a quantidade certa de oxigênio, a tendência e não termos energia vital suficiente para nos desenvolver e mudar.

   Em casa, reserve 10 minutos e comece só prestando atenção no ritmo em que o ar entra e sai dos pulmões. Aos poucos, vá controlando este intervalo, até que ele se torne bem espaçado: tente contar até dez enquanto puxa e, depois, quando solta a respiração. Fazendo inalações mais prolongadas, você fortalece todo o seu corpo e acalma a mente. Com isso, as preocupações, por mais terríveis que sejam, acabam amenizadas, já que a energia passa a circular melhor por todo o organismo.

Exercício para acalmar

1. Deitada, pernas flexionadas, planta dos pés no chão, mãos abaixo do umbigo, com a ponta dos dedos médios se tocando. Feche os olhos e inspire pelo nariz, contando até 4 e sentindo o abdômen inchar. Expire pelo nariz até murchar o abdômen completamente.
2. Com as mãos na altura das costelas, repita a respiração.
3. Com as mãos acima do peito, inspire pelo nariz contando até 4 e sentindo o abdômen inchar e segure o ar o tempo que aguentar. Expire pelo nariz até murchar o abdômen completamente.
4. Repita a respiração quantas vezes achar necessário ao longo do dia.
Além dessa qualidade básica, a boa respiração traz outras vantagens, como desacelerar os batimentos cardíacos, baixar a pressão arterial e diminuir as respostas orgânicas ao estresse.

Para limpar as vias aéreas

  Uma boa preparação para os exercícios respiratórios é a limpeza das vias aéreas superiores com uma solução de água e sal, que se assemelha ao soro fisiológico.
   Na ioga, é utilizado um recipiente especial, chamado lota (pronuncia-se lôta), um pequeno bule de cerâmica esmaltada e refratária, com capacidade para 500 ml de água -a quantidade indicada para a limpeza de cada uma das narinas. Mas é possível utilizar um bule comum, de porcelana ou vidro.

Fonte: Blog Nirvana

Nenhum comentário:

Postar um comentário