Quem sou eu

Minha foto
Serrinha, Bahia, Brazil
Como é BOM receber sua visita em nosso cantinho virtual! Emerson Nogueira Vila Nova, fundador do Centro de Terapias Complementares - HARMONIZE, é Fisioterapeuta (Ucsal), Hipnoterapeuta, Pós Graduado em Terapia Regressiva, Pos Graduado em Acupuntura, Reikiano, Terapeuta Floral, Palestrante e acima de tudo, um grande admirador das potencialidades ineretes ao ser humano. Talvez seja por isso que aqui no HARMONIZE nosso maior tesouro é te ver sorrir, sentir-se bem, em busca de conquistas cada vez mais especiais, e dividir contigo todo o nosso carinho, respeito e motivação para seguir sempre adiante. Será uma IMENSA alegria para nós estarmos sempre ao teu lado compartilhando de cada uma dessas emoções especiais, pois esse é o verdadeiro sentido de nossa existência...aproveite cada momento e HARMONIZE SUA VIDA.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Aprenda a Respirar Melhor

  Ao contrário do ar contaminado dos centros urbanos, que pode conter até oitenta e cinco mil partículas de pó por decímetro cúbico, o dos bosques é especialmente puro e são. Só um ar tão isento quanto possível de pó, bactérias e contaminantes assegura o bom funcionamento dos órgãos respiratórios e garante a oxigenação correcta de todas as células do corpo.
Um ar saudável tem poder curativo, mas para isso precisa de ser correctamente inalado. O ar puro e a respiração correcta são necessários para desfrutar da boa saúde e para combater as doenças.

respirarA respiração

Podemos passar mais de um mês sem comer, uma semana sem beber, mas apenas podemos estar cinco minutos sem respirar.
Este acto vital, natural e aparentemente simples como o é a inalação de ar, fazemo-lo sem cessar desde que nascemos até morrermos, com uma frequência média de 12 a 16 vezes por minuto. Numa inspiração superficial entra, nos nossos pulmões, aproximadamente meio litro de ar, mas a capacidade pulmonar total de um adulto oscila entre quatro a seis litros.
O objectivo da respiração é que o oxigénio do ar possa passar para o sangue e ser transportado para todas as células do organismo, onde é utilizado na combustão dos hidratos de carbono, gorduras e proteínas. Como resultado dessa combustão, produzem--se energia e algumas substâncias residuais, como o gás dióxido de carbono. O sangue recolhe o dióxido de carbono e transporta-o para os pulmões, onde é eliminado com a respiração.
Quando se faz exercício físico, a necessidade de oxigénio, nas células musculares, aumenta. O mesmo acontece com a quantidade de dióxido de carbono a expulsar. O resultado é o aumento da frequência respiratória e a profundidade de cada respiração, o que, por sua vez, requer uma adaptação do aparelho cardiovascular: o coração bate mais depressa, e com cada batida envia mais sangue a uma pressão maior, a todo o organismo.
O ar compõe-se de 78% de nitrogénio, 21% de oxigénio e 1% de outros gases. A saúde dos nossos pulmões e de todo o nosso corpo depende de uma respiração correcta e de que se mantenha a proporção certa entre os gases que formam o ar. Mas nem sempre é assim. Estas são algumas causas de respiração incorrecta ou deficiente:
‹ Respiração superficial.
‹ Ventilação insuficiente em locais fechados.
‹ Contaminantes atmosféricos.
‹ Fumo de cigarro.
Prejuízos de uma respiração superficial ou incompleta:
‹ Diminuição da afluência de sangue às zonas dos pulmões onde o ar não chega de forma adequada, o que produz uma maior susceptibilidade a infecções das vias respiratórias.
‹ Sonolência.
‹ Desinteresse, falta de concentração, fadiga intelectual, irritabilidade.
A inspiração em três fases:
• Inspire o ar tentando que se levante o livro do abdómen. Ao consegui-lo estará a exercitar o diafragma e a ventilar a parte inferior dos pulmões. Não deve esgotar toda a capacidade inspiratória, de forma a que guarde uma reserva para as duas fases seguintes.
• Depois, tente que se eleve o segundo livro, colocado sobre a parte inferior do tórax. Ao fazê-lo, estará a accionar os músculos internos (os que existem entre as costelas), com o que favorecerá a ventilação da zona média dos pulmões.
• Em último lugar, tente levantar o terceiro livro. Desta forma acciona os músculos auxiliares da respiração que há na zona do pescoço, e consegue melhorar a ventilação dos vértices superiores dos pulmões.

Na expiração, proceda de forma inversa, mas empregando o dobro do tempo em cada passo.
Com estes exercícios consegue ventilar profundamente os pulmões e em todas as suas regiões anatómicas (chamadas lóbulos pulmonares).
Quando tiver aprendido a exercitar os músculos respiratórios na posição deitada, será fácil realizar os mesmos movimentos estando de pé.
respirar
Estes exercícios são realizados, primeiro,
deitado na cama ou no sofá.
Pegue em três livros pequenos e coloque-os:
• um sobre o abdómen,
• outro na parte inferior do tórax,
• e o terceiro na parte superior do tórax.

Benefícios de uma respiração correcta:

‹ O ar chega a todas as zonas dos pulmões, o que faz com que o sangue circule adequadamente por elas.
‹ Como consequência, produz-se um aumento da resistência local às infecções das vias respiratórias (laringe, traqueia, brônquios).
‹ As mucosidades retidas nas vias respiratórias movimentam-se e são expelidas pela expectoração e tosse, o que melhora o estado das mucosas respiratórias e aumenta a sua resistência às infecções.
‹ Melhora o rendimento intelectual e o tono vital.

Como respirar correctamente:

   Passamos a vida a respirar, mas isso não significa que o façamos bem. Temos de aprender a respirar profundamente, enchendo bem os pulmões de ar, eliminando-o com lentidão e profundidade. Devemos praticar a respiração correcta, até que se converta num hábito natural e espontâneo.

• Evitar respirar pela boca, pois o nariz é o órgão desenhado precisamente para controlar a temperatura e a humidade do ar que entra nos pulmões. O nariz também filtra as partículas estranhas, que de outra maneira iriam directamente para os pulmões.
• Manter uma postura erguida, com os ombros para trás e o tórax para a frente, para permitir uma respiração profunda.
• Fazer pelo menos três respirações profundas, três vezes por dia, com a janela aberta ou, melhor ainda, ao ar livre. Enquanto se caminha ou se sobem escadas, também se pode exercitar a respiração profunda, adaptando-a ao ritmo das pernas.

   A respiração profunda pode servir de válvula de escape emocional perante o stresse. Proporciona novas forças e uma mente clara.
Precaução
   A sensação de enjoo que se costuma produzir ao aumentar o ritmo respiratório deve-se ao facto de se eliminar o dióxido de carbono com demasiada rapidez com o ar expirado. Baixe o ritmo até se adaptar.
Ernest Schneider - Fonte: Revista Saúde & Lar
Médico

Nenhum comentário:

Postar um comentário