Quem sou eu

Minha foto
Serrinha, Bahia, Brazil
Como é BOM receber sua visita em nosso cantinho virtual! Emerson Nogueira Vila Nova, fundador do Centro de Terapias Complementares - HARMONIZE, é Fisioterapeuta (Ucsal), Hipnoterapeuta, Pós Graduado em Terapia Regressiva, Pos Graduado em Acupuntura, Reikiano, Terapeuta Floral, Palestrante e acima de tudo, um grande admirador das potencialidades ineretes ao ser humano. Talvez seja por isso que aqui no HARMONIZE nosso maior tesouro é te ver sorrir, sentir-se bem, em busca de conquistas cada vez mais especiais, e dividir contigo todo o nosso carinho, respeito e motivação para seguir sempre adiante. Será uma IMENSA alegria para nós estarmos sempre ao teu lado compartilhando de cada uma dessas emoções especiais, pois esse é o verdadeiro sentido de nossa existência...aproveite cada momento e HARMONIZE SUA VIDA.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Osteoartrite - Cuide bem.

osteoartrite
   A Osteoartrite é o tipo mais comum de artrite, conhecida também como osteoartrose. É provocada por um desgaste excessivo da cartilagem, enfraquecimento dos ligamentos e inflamação dos tecidos moles. As articulações começam a falhar quando as artérias que as nutrem se tornam estreitas e obstruídas, e o fluxo de sangue à articulação se torna insuficiente. As articulações são como dobradiças do corpo. É importante que estejam saudáveis, fortes e bem lubrificadas.

articulacao_16897819.psd   As articulações mais afectadas são:
• as que suportam mais peso, tais como as da coluna vertebral, dos joelhos e das ancas;
• as que estão sujeitas a uso excessivo e repetitivo;
• as articulações danificadas como resultado de acidentes e fracturas. 

   Existem várias formas naturais de trazer alívio.
1. Para aliviar a dor e a inflamação da articulação, pode ser usada uma compressa quente. Envolva a articulação num pano de algodão, húmido, e depois num tecido de lã. Mantenha assim durante algumas horas, ou mesmo durante toda a noite.

2. A aplicação de uma toalha húmida, quente, durante um curto espaço de tempo, substituindo-a quando arrefecer, também proporciona alívio.

3. Tanto o gengibre como o açafrão têm provado ter bons efeitos anti-inflamatórios e analgésicos para a osteoartrite. Tomar 4-6 gramas de gengibre por dia, mesmo que seja durante longos períodos de tempo, produz efeitos secundários mínimos e 3 de cada 4 pessoas que o experimentaram sentiram melhoras acentuadas.

4. A Pimenta-de-Caiena, quando aplicada topicamente na articulação dorida 4 a 5 vezes por dia, estimula a produção de endorfinas, os analgésicos naturais do organismo. Pode misturá-la com 2,5ml a 30ml de azeite ou vaselina, ou comprar os cremes existentes no mercado. Certifique-se, no entanto, que lava muito bem as suas mãos e de que o produto não lhe vai para os olhos!

5. Os antioxidantes ajudam a prevenir os danos celulares, a inflamação, as mudanças degenerativas e até o envelhecimento em geral. As frutas e os vegetais, bem como várias ervas aromáticas, tais como os orégãos, a menta, o rosmaninho, a manjerona, o manjericão, o tomilho e a erva-cidreira, são todos boas fontes de antioxidantes. As vitaminas A, C, e E também contêm actividade antioxidante.

6. Têm sido feitos vários estudos clínicos com a glucosamina. Foi demonstrado que melhora o crescimento e a reparação da cartilagem que actua como almofada entre as extremidades ósseas. Muitos pacientes de artrite sentem um alívio significativo da dor quando usam regularmente este composto natural, que também está disponível como um medicamento que pode ser receitado pelo seu médico.

pimenta_3419470.jpg7. O olíbano, um incenso extraído de plantas da família das Burseráceas (Boswellia carteri), ajuda a restaurar os vasos sanguíneos dos tecidos inflamados, e reduz a inflamação. Está presente em cremes para o tratamento da artrite.

8. O Harpagófito, também conhecido como garra do diabo, está entre as plantas medicinais como um dos anti-inflamatórios naturais mais eficazes e que não irritam o estômago, nem causam sangramento do tracto gastro-intestinal.

9. A semente de linhaça moída, é uma boa fonte de ácidos gordos Omega-3. Estes são muito benéficos para a saúde das articulações a vários níveis, incluindo o melhoramento da circulação, o que ajuda no fornecimento de oxigénio e de nutrientes à área afectada.
Os seguintes princípios gerais são, também, muito importantes no tratamento:

1. Mantenha um peso saudável. Isto é crucial! Cada quilo extra aumenta o desgaste das principais articulações de suporte. Assim, da mesma forma que há um limite de peso que as pontes podem suportar, as articulações também têm um limite para o peso que podem carregar. Compreende-se, assim, como o excesso de peso aumenta o risco de osteoartrite nas articulações.

2. Faça uma alimentação saudável. Uma alimentação vegetariana equilibrada, pobre em gorduras e rica em fibra, melhora a circulação. A gordura provoca um espessamento do sangue e torna a circulação mais lenta, dificultando a entrega de oxigénio à articulação. Eliminar os alimentos cárneos e o peixe pode resultar numa melhoria surpreendente nos sintomas da artrite.

3. O exercício físico ajuda a fornecer nutrientes à cartilagem, fortalece os ligamentos e músculos, previne a rigidez das articulações, e ajuda a evitar a incapacidade crónica. Caminhe, nade, ou ande de bicicleta, durante 30 minutos ou mais por dia, pelo menos cinco vezes por semana. Faça exercícios de alongamento dos músculos das costas e do abdómen para proteger a coluna.
4. 15 a 20 minutos de exposição ao Sol, cada dia, é óptimo, e quando as articulações estão doloridas, ajudá-las-á no processo de cura.

5. Água – por dentro e por fora! Oito a dez copos por dia é o ideal para manter o nosso corpo saudável. Melhora a circulação e ajuda a manter as suas articulações bem lubrificadas.

6. Descanso – Durma 7 a 8 horas cada noite; durante o sono, o corpo repara muitos dos danos causados durante o dia.

7. Evite usar saltos altos (acima de 2,5cm). Eles inclinam a pélvis, obrigam as costas a ficar desalinhadas e colocam 30% mais de pressão nos joelhos.

casal_12499411.psd8. O bom relacionamento com os outros, a satisfação, a alegria, o riso e especialmente a fé no Poder Divino, promovem restauração. O sábio Salomão resumiu-o bem: “Favos de mel, são as palavras suaves, doces para a alma e saúde para os ossos” (Prov. 16:24).
Lute pela sua saúde! A maioria das pessoas que se sentem melhor são as que se empenham em fazer mudanças positivas e permanentes no seu estilo de vida. Nunca é demasiado tarde para começar!
Marianne Ferreira (Médica)
Fonte: Saúde e Lar

Nenhum comentário:

Postar um comentário