Quem sou eu

Minha foto
Serrinha, Bahia, Brazil
Como é BOM receber sua visita em nosso cantinho virtual! Emerson Nogueira Vila Nova, fundador do Centro de Terapias Complementares - HARMONIZE, é Fisioterapeuta (Ucsal), Hipnoterapeuta, Pós Graduado em Terapia Regressiva, Pos Graduado em Acupuntura, Reikiano, Terapeuta Floral, Palestrante e acima de tudo, um grande admirador das potencialidades ineretes ao ser humano. Talvez seja por isso que aqui no HARMONIZE nosso maior tesouro é te ver sorrir, sentir-se bem, em busca de conquistas cada vez mais especiais, e dividir contigo todo o nosso carinho, respeito e motivação para seguir sempre adiante. Será uma IMENSA alegria para nós estarmos sempre ao teu lado compartilhando de cada uma dessas emoções especiais, pois esse é o verdadeiro sentido de nossa existência...aproveite cada momento e HARMONIZE SUA VIDA.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Alongamento: aposte nessa ideia!

  Antes de partir para a prática, vale a pena ficar em dia com a teoria. A pergunta é: por que vale a pena se alongar? E, em 10 tópicos, a gente responde! Descubra e comece agora mesmo


Texto • Redação - Fonte: Triada





    Observe um cachorro ou gato ao acordar: o bichinho se espicha todo. Escorrega as patinhas dianteiras bem pra frente, levanta o traseiro, estica o pescoço, depois é a vez das patas de trás, e assim vai, pedacinho por pedacinho do corpo, se alongando. Tal como os animais, nós também precisamos nos alongar. Mas, se antes essa prática era intuitiva, até porque caminhávamos mais e fazíamos mais atividades braçais, nos dias de hoje, nosso estica-e-puxa deixa muito a dever, por isso mesmo, precisa ser programado para entrar na rotina. Então, para você não perder tempo e ganhar motivação, acompanhe as informações e dicas a seguir. Quem dá as principais lições é a especialista Amanda Hoffmam Melo e se já quiser começar a alongar o corpo é só buscar o HARMONIZE. 

1. O alongamento é uma prática com mil e um benefícios.

Palavra de especialista: “Se você precisa de motivos para começar já a se alongar, saiba que a lista é extensa. O alongamento...
• Aumenta e melhora o movimento de músculos e articulações.
• Previne lesões e tensões musculares.
• Melhora a postura e previne dores nas costas, evita tendinites, lesões por esforço repetitivo e deformações articulares.
• Libera endorfinas – os famosos neuro-hormônios que conferem uma sensação de bem-estar".
 
Anote mais esta vantagem: alongar regularmente evita o envelhecimento precoce. Músculos alongados, tecidos mais irrigados, ligamentos tonificados, nervos posicionados e articulações lubrificadas são sinônimo de movimentos fluidos e independência de ir e vir. Em outras palavras, jovialidade. Repare como até pessoas jovens ficam com a aparência envelhecida quando têm corpo tenso, pouco flexível, a coluna curva e vivem reclamando de dor aqui e acolá.

2. Alongar é sinônimo de prevenção e manutenção.

Não é à toa que volta e meia o corpo humano é comparado a uma máquina. Assim como as peças de um equipamento, nosso organismo precisa de constante manutenção e uso, senão, enferruja. E alongar-se é uma graxa e tanto. Além de todos os benefícios para articulações e músculos que vimos, o fato de dedicar uns minutinhos diários à prática é capaz de enfrentar com mais desenvolturas as adversidades do dia a dia.

3. Está sem tempo? 5 minutinhos já são um bom começo.

Palavra de especialista: “Você tem só 5 minutinhos? Então, o importante é ter foco. Esse tempo é o suficiente para alongar um grupo muscular específico.”
 

Dica! Não importa quanto tempo por dia você tem disponível, mas o mesmo não acontece com a regularidade. É essencial praticar pelo menos 3 vezes por semana para começar a sentir seus benefícios.

4. Mas... lembre-se: 5 minutinhos são SÓ o começo.

Nosso organismo é formado por várias cadeias musculares ligadas umas às outras. Quando um desses grupos de músculo é acionado, o outro recebe o estímulo e reage. Esse efeito dominó é também um mecanismos de compensação, já que quando um músculo trabalha, o seu vizinho retrai-se. Daí, vem uma dica importante: se tiver um pouco mais de tempo, vale a pena trabalhar no alongamento todas as cadeias musculares!
Palavra da especialista: “É importante trabalhar de maneira equilibrada as musculaturas agonistas e antagonistas. Ou seja, trabalhar músculos que realizam movimentos opostos complementares. Por exemplo, alongar músculos anteriores e posteriores das pernas. Isto porque quando um músculo agonista é acionado, está tenso, impede que o antagonista trabalhe e tenha sua amplitude de movimento, o que diminui sua força”.
 
Anote: um programa de alongamento completo deve ter, pelo menos, 30 minutos.

5. A atividade, por si só, já é um exercício e tanto.

Engana-se quem pensa que o alongamento serve apenas para ser realizado antes ou depois de alguma atividade física. Se bem feito, em um programa completo, vale sim como um exercício por si só. É verdade que não ajuda diretamente a perder peso, por não ser uma atividade aeróbica, mas em compensação ajuda a deixar a postura elegante e os músculos fortes e durinhos. Além de fazer bem ao corpo, o alongamento também é um poderoso exercício de relaxamento – puxa daqui, estica dali... e as tensões acumuladas sobre os músculos vão embora uma a uma.

6. Praticar antes e depois de qualquer atividade física é obrigatório.

Como vimos, alongamento é uma atividade física por si só, embora seja bem mais comum vê-lo associado a outras práticas esportivas. E isto não á à toa. Uma sessão rápida antes e depois do treino garante mais flexibilidade, elasticidade e agilidade, resumindo, maior performance. Então, aposte nele seja você atleta ou praticante ocasional de atividades físicas.
Palavra da especialista: “O alongamento antes dos exercícios ajuda a preparar a musculatura, melhorando o desempenho na realização da atividade física e ampliando também a consciência corporal. Depois da prática, ajuda no relaxamento da musculatura e evita tensões excessivas”.

7. O alongamento é democrático, ou seja, indicado para (quase) todo mundo.

Independentemente de idade ou condicionamento físico, todo mundo pode se alongar – e essa é uma das maiores vantagens da atividade.
Palavra de especialista: “Atenção! A prática deixa de ser indicada se o praticante estiver passando por algum processo inflamatório agudo ou infeccioso, se um bloqueio ósseo limitar a amplitude articular e, ainda, logo após uma fratura recente.”


Alongando o corpo, alongamos a vida!
Emerson Nogueira Vila Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário