Quem sou eu

Minha foto
Serrinha, Bahia, Brazil
Como é BOM receber sua visita em nosso cantinho virtual! Emerson Nogueira Vila Nova, fundador do Centro de Terapias Complementares - HARMONIZE, é Fisioterapeuta (Ucsal), Hipnoterapeuta, Pós Graduado em Terapia Regressiva, Pos Graduado em Acupuntura, Reikiano, Terapeuta Floral, Palestrante e acima de tudo, um grande admirador das potencialidades ineretes ao ser humano. Talvez seja por isso que aqui no HARMONIZE nosso maior tesouro é te ver sorrir, sentir-se bem, em busca de conquistas cada vez mais especiais, e dividir contigo todo o nosso carinho, respeito e motivação para seguir sempre adiante. Será uma IMENSA alegria para nós estarmos sempre ao teu lado compartilhando de cada uma dessas emoções especiais, pois esse é o verdadeiro sentido de nossa existência...aproveite cada momento e HARMONIZE SUA VIDA.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Como deixar o passado para trás

  O que passou, passou. Aprenda a abrir mão de sentimentos do passado com os conselhos da Dra. Sarah Brewer, uma médica especializada em serenidade e bem-estar

Texto • Carine Portela - Triada

   Quando o passado resolve nos visitar, pode trazer doces lembranças, como daquelas tardes de infância no sítio da vovó ou daquele delicioso fim de tarde na praia com aquela pessoa tão especial. Mas nem só recordações boas ele traz. Vez ou outra, o passado pode bater à porta carregado de antigos traumas e frustrações.
    Em qualquer uma das situações, o importante é lembrar que o que passou, passou. O passado pode ser encantador ou aterrorizante, pouco importa. Ele não volta mais. Se você sente dificuldade em deixá-lo para trás e seguir adiante na caminhada da vida, alguns exercícios de mentalização e técnicas de relaxamento podem ajudar.
   A seguir, confira algumas ideias retiradas do livro Relaxe simplesmente – um guia completo para o relaxamento, escrito pela médica especializada em qualidade de vida Dra. Sarah Brewer. Vale a pena colocá-las em prática e, enfim, abrir seus horizontes para todas as possibilidades que esperam por você.

Liberte-se do passado

   O futuro pode parecer incerto e ficamos ansiosos com o presente. A única coisa que nunca muda é o passado. Assim, para alguns, ele representa a última segurança, um conjunto de certezas. Quando a situação está complicada, pode ser tentador pensarmos em como as coisas costumavam ser. Entretanto, quando você continua obstinadamente dentro dos limites do que se chama de segurança, a qualidade de cada momento do presente será apreciada somente como parte do passado. É preciso livrar-se dele para relaxar.
   Imagine que seu passado é um porão enorme, escuro, escondido do mundo por uma porta pesada de madeira e com uma fechadura segura. Você entra – está frio e seco. Pelas paredes há fileiras de baús e potes. Cada um contém tesouros de nossas lembranças. Comece a explorar o porão. Abra os potes um por um e deixe algumas lembranças aflorarem. Você pode se lembrar de um passeio no verão quando fez amigos novos, maravilhosos; quando saiu de casa para começar vida nova em outra cidade; ou do momento em que conheceu seu companheiro. Algumas lembranças são tristes ou desconfortáveis, como quando não passou num exame ou terminou em relacionamento, mas pense no quanto aprendeu com as frustrações. E orgulhe-se ao redescobrir suas conquistas. Como elas afetam sua vida agora? Há alguma lição que gostaria de levar consigo do porão?
   Agora, olhe com cuidado para o próprio porão. É escuro, empoeirado, cheio de teias de aranha, não é um lugar saudável. Contém todas as experiências que o moldaram ao longo do tempo, mas não há nada de aconchegante, caloroso ou convidativo nele. Agora que já está lá há algum tempo, você sente frio. Quando estiver pronto, prepare-se para sair do porão. Tranque a porta atrás de você e imagine-se esticando a ponta dos pés para pendurar a chave num gancho alto. As lembranças estarão sempre à mão, mas repousam num lugar em que você prefere não morar, e não estão livres para afetar o presente.

Derreta a escultura de gelo

   Pode ser difícil deixar o passado para trás, especialmente se o que está diante de nós parece um desafio. Mas os benefícios do presente e do futuro suplantam em muito o custo de viver ancorado no passado. Este exercício o ajudará a seguir adiante:
  

Feche os olhos e imagine que caminha num ambiente inóspito. No trajeto, há um bloco de gelo que representa seu passado. Está congelado na forma de uma bela ave, um cisne, por exemplo.
Pense nas dificuldades passadas. Como elas o atingem agora? Por exemplo, tem medo de pedir aumento porque foi recusado da última vez? Faça mentalmente uma lista de suas conquistas que justificariam um aumento de salário. Valorize-se.
Cada pensamento positivo provoca um golpe de ar quente sobre o gelo. O pássaro começa a derreter, formando uma poça de água limpa.
A poça representa o seu presente. É formado de sabedoria, conhecimento, experiências e ações acumuladas do passado, mas é fluido, mutável e capaz de passar ao largo de qualquer obstáculo.


Só depende de nós!
Emerson Nogueira Vila Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário